segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Setor de bebidas encontra forma legal de anúncio

Setor de bebidas encontra forma legal de anúncio

Proibido pela lei nº 9.294/96 de efetuar publicidade de seus produtos no horário entre 06h e 21h, o setor de bebidas alcoólicas encontrou uma resposta para este problema: o patrocínio de conteúdo.

Nos últimos dois meses, dois programas foram lançados nesse formato. No Rádio, a Mitsubishi FM (92,5 MHz - São Paulo/SP) estreou na semana passada o "Johnnie Walker com Gigantes", semanal apresentado por Lorena Calábria, às 21h. Nesta semana, será transmitido ao vivo do Buddha Bar, na capiotal paulista, com o piloto Mika Hakkinen como convidado. Ao fim, haverá degustação do uísque Black Label.

Na TV, o GNT exibe "Harmonize", patrocinado pelo grupo AmBev, em que a cada episódio um chef prepara um prato que combine com cerveja da linha Bohemia, fabricada pelo grupo. Inédito às terças-feiras, às 23h30, o programa tem reprises dentro da faixa horária vetada.

Isso porque, em mais uma brecha legal, cervejas têm teor alcoólico menor que 13%, e não são definidas como bebidas alcoólicas por essa lei.

Eduardo Bendzius, gerente de marketing da Diageo, empresa dona da marca "Johnnie Walker", diz que a produção de conteúdo é mais interessante para o público do que anúncios: "Não precisamos forçar nossas marcas, podemos apresentá-las de forma legal e sutil".

Procurado, o Ministério Público Federal (que geralmente fiscaliza emissoras de rádio e televisão, por serem concessões públicas) diz que não há ilegalidade com relação a este modo de patrocínio, mas ressalta que não pode existir qualquer tipo de anúncio das marcas no decorrer do programa, caso transmitido durante o horário vetado.

Fonte: Folha de São Paulo

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