quarta-feira, 4 de março de 2009

Neneh Cherry - Buffalo Stance

Neneh Cherry - Buffalo Stance
play




Neneh Cherry (Neneh Mariann Karlsson)
Nasceu em Estocolmo (SUE) em 10 de Março de 1964

Seu pai biológico, Ahmadu Jah, é um jazzista de Serra Leoa. Neneh Cherry passou seus primeiros anos de vida na pequena cidade sueca de Hässleholm, antes de a família passar a seguir seu padrasto, o também trompestista de jazz Don Cherry, nas turnês.
É irmã do também cantor Eagle-Eye Cherry, meio irmã da cantora Tityo

Depois, a família passou a residir na East 9th Street em Nova Iorque. Neneh começou a se apresentar depois que largou a escola aos 14 anos e mudou-se para Londres, onde entrou para a banda de punk rock The Cherries.

Entrou mais tarde, em 1981, para o Rip, Rig & Panic, banda dos ex-Pop Group, Bruce Smith e Gareth Sager. Era uma mistura de punk, soul e elementos de jazz, criando uma aura Cult na Inglaterra.

Quando começou a prepara material solo, foi convidada pelo mentor do grupo The The, Matt Johnson, para fazer um dueto com ele na faixa “Slow down to train” do álbum Infected.

O disco de estréia da cantora, Raw Like Sushi foi lançado em 1988, e seu single debut, “Buffalo Stance”, foram surpresas e sucesso pelo mundo, chegando ao Top 10 de diversas paradas de vendas, vendendo mais de 2 milhões de cópias ai redor do globo.

Participou do disco e do vídeo Red, Hot & Blue, uma campanha de esclarecimento sobre a AIDS, que levantou fundos para pesquisas através da venda dos álbuns e outros produtos. O disco tinha convidados como U2, Annie Lennox, kd Lang, Deborah Harry e Iggy Pop, todos reinterpretando composições de Cole Porter.

Em 1991, de volta a Suécia, Neneh Cherry começou a trabalhar no segundo disco, Homebrew, que foi lançado no ano seguinte, com uma levada menos dançante, mais próximo do rock e do soul, diferentemente do seu disco de estréia.

O álbum não vendeu tanto quanto Raw Like Sushi, mas uma música gravada logo a seguir, um dueto com o cantor africano Youssour N’Dour, estourou no mundo todo. A balada “7 Seconds” virou hit, e o single chegou a vender mais de 7 milhões de cópias só na França.

A cantora mudou-se para o sul da Espanha em 1993, numa cidade próxima a Málaga. Viveu lá, tranquilamente até 1999 com marido e filho, voltando para Londres para não perder contato com a cena musical reinante.

Ao final de 1995, o pai de criação de Neneh, Don Cherry faleceu. Esse momento dramático serviu de estímulo para a produção do seu terceiro trabalho solo, o disco Man, seu disco mais pessoal.

Participou de diversos projetos e trabalhos, desde o dançante Groove Armado, até duetos com Jarvis Cocker do Pulp, mantendo-se conectada ao que há de mais interessante no mundo da música.

Discografia:
Raw Like Sushi (1998)
Homebrew (1992)
Man (1995)
Remixes (1997)

http://www.scallafm.com.br/biografias/?id=144

Nenhum comentário:

Postar um comentário