sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Começa hoje a campanha eleitoral no horário gratuito de rádio e TV

Começa hoje a campanha eleitoral no horário gratuito de rádio e TV
João Carlos Torraca

A propaganda eleitoral visando à eleição extemporânea para a prefeitura de Dourados está liberada desde ontem, mas é a partir de hoje que os quatro candidatos a prefeito começam a passar a mensagem aos eleitores por meio do horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão.

Os programas eleitorais no rádio e na TV serão exibidos as segundas, quartas e sextas-feiras, no período de 20 de janeiro a 03 de fevereiro. No rádio será das 6h às 6h30 e das 11h às 11h30. Já na televisão, será das 12h às 12h30 e das 19h às 19h30.

O primeiro a participar do horário eleitoral gratuito é o candidato do PSOL, José Araújo. Ele terá o tempo de 2m37s. Em seguida o candidato da coligação “Mobilização Trabalhista” (PMN, PTN e PHS), Genival Antonio Valeretto, que terá 2m42.

Depois será a vez de Murilo Zauith, da coligação “União por Dourados” (DEM, PT, PDT, PSL, PTB, PMDB, PRP, PV, PT do B, PR, PSB, PSDB, PP, PPS e PRB). Murilo terá 22m10 do tempo. O último a apresentar as propostas hoje será Geraldo Sales, do PSDC. Ele terá 2m30.

Para os dias seguintes a ordem de aparição dos candidatos será alterada por um programa próprio da Justiça Eleitoral.
A ordem de participação dos candidatos nos programas foi decidida terça-feira, por sorteio, na presença do desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Carlos Santini, e do juiz da 18ª zona eleitoral, José Domingues Filho, durante reunião com candidatos e representantes de partidos e coligações.

Ontem teve início a veiculação dos comerciais de 30 segundos com mensagens dos candidatos.
O horário eleitoral gratuito na TV será exibido apenas na RIT (Rede Internacional de Televisão) que a única que tem sede em Dourados. Aquelas que são retransmissoras (TV Morena, TV Campo Grande e MS Record) devem parar a programação para Dourados durante a meia hora destinada aos programas dos partidos e colocar uma tarja indicando que está reservado para o horário eleitoral gratuito.

A eleição está marcada para o dia 6 de fevereiro e a posse do prefeito e do vice eleitos será no dia 1º de março. O mandato será de menos de dois anos e termina no dia 31 de dezembro de 2012.
A eleição fora de época em Dourados se dá pela vacância dos cargos, já que o prefeito Ari Artuzi (expulso do PDT) e seu vice Carlinhos Cantor (PR) renunciaram no dia 1º de dezembro, depois de três meses presos acusados de participação em esquema de desvio de recursos da prefeitura.

Junto com eles também forma presos nove dos 12 vereadores, secretários, servidores municipais e empresários. O esquema foi desmontado pela Polícia Federal a partir de gravações de conversas feitas pelo então secretário de Governo, jornalista Eleandro Passaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário