sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Moçambique com modelo digital europeu de transmissão de rádio e TV até 2015

Moçambique com modelo digital europeu de transmissão de rádio e TV até 2015
África

OJE/Lusa

Moçambique adoptará, até 2015, o modelo digital europeu de transmissão de dados radiofónicos e televisivos, devendo instalar este ano as infra-estruturas necessárias para a materialização do projecto, garante o director-geral do Instituto Nacional das Comunicações, Américo Muchanga.

Segundo o dirigente, o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique vai designar em breve uma comissão intersectorial responsável por desenhar a estratégia da mudança do actual sistema de transmissão de dados televisivos e de rádio analógico para digital.

Em Novembro de 2010, a conferência dos ministros das telecomunicações da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Lusaka, na Zâmbia, recomendou aos países membros da organização para adoptarem, dentro de cinco anos, o modelo digital europeu - Digital Vídeo Broadcasting (DVB-T2).

No entanto, a deliberação da conferência de Lusaka não é obrigatória.

Adoptado comercialmente em 1998 pelo Reino Unido, o modelo DVB-T2 tem padrões para transmissão de dados por via terrestre, cabo e satélite, e é conhecido por ser versátil, por facilitar a transmissão de múltiplos canais virtuais na mesma frequência.

Dos 14 países da SADC, as Ilhas Maurícias é o único que tem cerca de 90% de aparelhos adaptados para o sistema digital, mas a África do Sul e a Tanzânia estão avançados no processo.

Em Moçambique, as empresas de rádio e televisão vão responsabilizar-se pela aquisição de novos equipamentos de captura, edição e processamento de dados, encargos que "não serão muito altos", segundo garante Américo Muchanga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário