sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Landell de Moura: 150 anos do criador do rádio serão comemorados sexta-feira

Landell de Moura: 150 anos do criador do rádio serão comemorados sexta-feira

Selo comemorativo ao sesquicentenário do padre cientista Landell de Moura


PORTO ALEGRE [ ABN NEWS ] — As homenagens alusivas ao sesquicentenário do padre cientista Roberto Landell de Moura, considerado o pioneiro das telecomunicações no Brasil, criador do rádio e precursor do aparelho de telefone sem fio, iniciam-se na Capital nesta sexta-feira, 21, data em que é comemorado os 150 anos de seu nascimento.

Com o propósito de eternizar o reconhecimento da obra e genialidade do padre inventor gaúcho, a Prefeitura de Porto Alegre, através da Lei Municipal Nº 11.031, publicada em 3 de janeiro de 2011, instituiu o ano de 2011 como o “Ano da Inovação Padre Landell de Moura”, no âmbito da Política, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto é uma iniciativa do Gabinete de Inovação e Tecnologia. A previsão é de que diversas ações sejam realizadas por meio de concursos, eventos, atividades científicas, culturais e projetos sociais. O Inovapoa coordenará as atividades e terá a parceria da Ufrgs-Fabico e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul,.

Programação

21/01/11

8h30 – Igreja do Rosário - Missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings.

9h30 - Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul - lançamento do selo comemorativo aos 150 anos do nascimento do Padre Landell de Moura. O selo será editado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).

10h - Promoção do painel histórico sobre a vida e obra do padre. Palestras sobre os inventos científicos, estudos e histórias da vida do padre cientista ministradas pelo ex-presidente e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do RS, Gervásio Rodrigo Neves, pelo jornalista pesquisador da obra do inventor, Amilton Almeida, e pelo diretor do Memorial Padre Landell de Moura, Ivan Dornelles.

11h30 - Apresentação e lançamento do Ano da Inovação Padre Landell de Moura pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação e Tecnologia (INOVAPOA) por intermédio do Coordenador Geral Prof. Newton Braga Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário